Cirurgia Plástica

Cirurgia plástica é todo procedimento que visa aperfeiçoar o corpo trazendo melhorias tanto funcionais como na estética.

É divida em Cirurgia Plástica Estética, quando é realizada com o objetivo de aprimorar a aparência de uma determinada região do corpo, e Cirurgia Plástica Reparadora, quando sua principal finalidade é a correção das mais variadas lesões, que contemplam queimaduras graves, reconstrução mamária após a cirurgia de câncer de mama, sequelas ocasionadas por acidentes, fratura de ossos da face, lesões causadas por tumores ou cânceres de peles, entre outras.

CONTORNO CORPORAL

MAMOPLASTIA

A mamoplastia é toda cirurgia plástica que transforma e modifica o formato das mamas, tendo por objetivo torná-lo mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo. Elas podem aumentar, diminuir ou alterar a aparência dos seios.

  • MAMOPLASTIA DE AUMENTO COM INCLUSÃO DO IM
    PLANTE DE SILICONE (Prótese de Mama)

Popularmente conhecida como Cirurgia de Prótese de Mama ou Prótese de Silicone, a Mamoplastia de Aumento, geralmente é procurada por mulheres que têm seios muito pequenos e desejam aumentar o volume utilizando um implante de silicone. Muitas também buscam esse aumento mamário para enrijecer, pois seios maiores estão associados à sensualidade.

Nessa técnica, é usado um implante de silicone (prótese de silicone) que garante a firmeza, o formato e a aparência natural da mama. As incisões mais utilizadas para introdução desse implante de silicone (prótese de silicone) são no Sulco Inframamário e Areolar. Pode ser colocado Sob ou Sobre o Músculo peitoral, ou seja, o implante pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo. A indicação de colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo de mama da paciente. Se a mulher possui pouca glândula, comumente se põe atrás do músculo para que os implantes não fiquem muito aparentes. Quando a paciente tem uma grande quantidade de glândula, para cobrir satisfatoriamente o implante, coloca-se na frente do músculo.

  • MAMOPLASTIA REDUTORA

Essa cirurgia normalmente é indicada para mamas muito volumosas, desproporcionais e que, devido ao peso, causam desconforto e dor na coluna. Seios muito grandes também costumam promover sua queda, muitas vezes precocemente e, consequentemente ainda está associada à flacidez causada pelo excesso de gordura mamária. Além disso, o peso e o volume podem provocar dores nas costas e marcas acentuadas nos ombros por causa do sutiã.

Essa técnica remove o excesso de pele, gordura e tecido glandular, para atingir um tamanho de mama proporcional com o corpo da paciente. 

As cicatrizes são o T invertido (no sulco mamário), Periareolar e ainda o L. Mas tudo depende da mama da mulher, o cirurgião precisa levar em conta a quantidade de pele flácida retirada e o tipo de incisão.

  • MASTOPEXIA

Também conhecida como Lifting de Mamas, é a técnica que levanta o tecido de mamas caídas (com ptose), e geralmente está associada à flacidez. Em muitos casos, as pacientes que se submetem a Mastopexia também colocam o Implante de Silicone (Prótese de Silicone). O uso da prótese de silicone vai depender da textura, excesso de pele ou densidade do tecido mamário e não apenas a queda do órgão. 

A cicatriz da Mastopexia, com ou sem a Prótese de Silicone, pode ser apenas vertical, isto é, da aréola até o sulco da mama, ou associada com outra cicatriz no sulco da mama, também chamada de T invertido.

  • MAMOPLASTIA RECONSTRUTIVA

Essa técnica normalmente é indicada para mulheres que passaram pelo drama que é Câncer de Mama e precisou retirar parte da mama ou ela completamente (a chamada Mastectomia). 

Nesta cirurgia, o cirurgião refaz a mama e, em muitos casos, é necessário remover tecido de outras regiões do corpo (como costas e abdômen) para reconstruí-la.

A Reconstrução Mamária costuma ter duas variantes: a cirurgia feita posteriormente à retirada da(s) mama(s) ou pode ser realizada ao mesmo tempo que a Mastectomia. Deste modo, as pacientes nem precisam passar pelo trauma da amastia cirúrgica. A colocação simples de um implante tem uma recuperação muito mais curta e segue normalmente as mesmas condições das demais técnicas que usam esse recurso. Porém, cada paciente tem uma indicação diferente de tratamento.

ABDOMINOPLASTIA

Abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza dos músculos da região abdominal. Muitas vezes, esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele.

Em geral, a Abdominoplastia é bastante requisitada por mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região da barriga ou que tiveram perda substancial de peso. O que esses pacientes têm em comum é o desenvolvimento de flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias na região da barriga. Além da diástase dos músculos reto abdominais, principal indicação desta cirurgia.

No caso da cicatriz, existem dezenas de técnicas e variantes, mas geralmente o cirurgião plástico realiza uma incisão na parte de baixo do abdômen, região que fica escondida pelas peças de roupa íntima. O tamanho dessa cicatriz varia conforme o excesso de pele. Se o excesso for até as partes do lado da barriga.

Além da Abdominoplastia comum, existe a Miniabdominoplastia, que tem uma extensão menor e por isso recebe este nome. Ela retira acúmulos de gordura e pele apenas da região inferior da barriga, resultando em uma cicatriz menor.

LIPOASPIRAÇÃO

Lipoaspiração é a cirurgia plástica que modela o corpo, aspirando a gordura localizada através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. A cirurgia pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas.

Porém, a Lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade, tampouco para emagrecimento pois geralmente é retirado, no máximo, 5% do peso do corporal. Seu principal objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso.

A Lipoaspiração é indicada para pacientes que dificilmente respondem com exercícios ou dietas. A Lipo pode ser feita em qualquer parte do corpo em que haja gordura localizada, como:

  • Abdômen;
  • Região dorsal;
  • Coxas;
  • Axilas (Lateral das mamas);
  • Braços;
  • Papada (Submeto).

Além da Lipoaspiração Convencional, existem outros tipos. Veja abaixo a lista:

  • LIPOESCULTURA ou LIPOENXERTIA CORPORAL: nesta técnica, a gordura aspirada é tratada e colocada em outras regiões do corpo, melhorando o contorno corporal. Ou seja, colocamos essa gordura em áreas no corpo onde a genética não foi tão favorável. É uma espécie de remanejamento de gordura corporal. Tira-se da região do abdômen e coloca-se no bumbum, por exemplo. Essa gordura pode ser utilizada também para Rejuvenescimento Facial, como preenchimento labial ou de rugas, de maneira parcial ou não.
  • VIBROLIPO: nesse tipo de lipo, é introduzida a cânula, mas realiza-se uma vibração para saída da gordura.
  • HIDROLIPO ou LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE: nesta técnica, utiliza-se uma solução anestésica (chamada de tumescente) para reduzir dor no local. Ela também é feita em regiões menores, sendo considerada uma mini-lipo.
  • MINI-LIPO: é exatamente como a Lipoaspiração Comum, mas é feita em uma área menor, sendo mais rápida e levando apenas anestesia local ou peridural.

GLUTEOPLASTIA

A Gluteoplastia ou Gluteoplastia de Aumento, é a Cirurgia Plástica de volume que define o formato dos glúteos.

A Gluteoplastia de Aumento, é uma cirurgia indicada para todos aqueles que queiram aumentar ou modelar o bumbum. Em geral, a indicação é para nádegas pequenas, com formato achatado ou que apresentam flacidez e perda de sustentação. Esse aumento pode ser realizado de duas formas, com Inclusão do Implante de Silicone, popularmente conhecido como Prótese de Glúteo, ou com a Lipoenxertia Glútea.

  • PRÓTESE DE GLÚTEO (Aumento Glúteo com Inclusão do Implante de Silicone)

Nessa técnica é usado um Implante de Silicone (Prótese de Silicone) para realizar o aumento do tamanho do bumbum e a modelagem do formato dos glúteos.

É realizada uma incisão com cerca de cinco a seis centímetros no sulco vertical que fica entre os glúteos, e através desta são introduzidos os implantes direito e esquerdo. A Prótese de Silicone é posicionada dentro do músculo glúteo maior, numa posição anatômica. Por ser um local de pouca visibilidade, exatamente entre as nádegas, é difícil observar a cicatriz, que fica na altura do cóccix.

A prótese de silicone também pode ser posicionada abaixo do músculo, no entanto, o resultado é esteticamente inferior e, por isso, a técnica é pouco utilizada.

  • LIPOENXERTIA GLÚTEA (Aumento Glúteo com Gordura Autóloga)

Na Lipoenxertia Glútea gordura de áreas selecionadas do corpo, como, por exemplo, abdômen, é retirada, purificada e posteriormente injetada nos glúteos. Dessa forma o bumbum ganha mais volume e projeção.

BODY LIFTING (Cirurgia Pós-Bariátrica)

Body Lifting é um grupo de Cirurgias Plásticas que melhoram o contorno corporal em diversas regiões tais como: Braços, Mamas, Tórax, Abdômen, Coxas, Nádegas.

Normalmente elas são indicadas após grande perda de peso, em que ocorre uma flacidez acentuada do corpo. São exemplos: após a realização de uma Cirurgia Bariátrica, após a gravidez ou pessoas que desejam uma melhora do contorno corporal.

Dependendo das partes do corpo em que o procedimento é feito, ele pode ser chamado de:

  • Upper Body Lift (Lifting da região superior do corpo);
  • Lower Body Lift (Lifting da região inferior do corpo);
  • Total Body Lift (Lifting da Face, Mamas, Braços, Coxas e Abdômen com Remodelação das Nádegas).

LIFTING DE BRAÇO

O Lifting de Braço, também conhecido como Braquioplastia ou Dermolipectomia Braquial, é a Cirurgia Plástica que trata o excesso de pele da região do braço, gordura localizada ou flacidez. Principalmente na região do tríceps, também conhecido como “músculo do tchau”. Pode ser feita com ou sem a Lipoaspiração da região.

Normalmente, o Lifting Braquial é indicado para quem possui uma flacidez severa e excesso de pele e gordura nos braços. Em geral, isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma Cirurgia Bariátrica ou Reeducação Alimentar) ou quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento.

Vale ressaltar que, é preciso que a flacidez incomode muito, visto que a cirurgia deixa uma cicatriz grande!

LIFTING DE COXA

O Lifting de Coxa, também conhecido como Cruroplastia, é a Cirurgia Plástica que trata a frouxidão de pele pendente e excesso de gordura localizada das coxas. Fatores como Grande perda de peso, Múltiplas Gestação, Envelhecimento, Força da gravidade e Perda da Elasticidade da região, podem causar essas alterações.

O Lifting de Coxas ajuda a remodelar principalmente a região interna da coxa, mas pode também, ajudar a parte lateral e as regiões do culote. Lembrando que, a finalidade é melhorar o contorno corporal e não a perda de peso.

CIRURGIAS FACIAIS

As Cirurgias Plásticas Faciais, tem o objetivo de diminuir os sinais causados pelo tempo, amenizando rugas, marcas de expressão, etc. Veja abaixo as principais cirurgias faciais e qual a função de cada uma:

LIFTING FACIAL

O Lifting Facial ou Ritidoplastia é a Cirurgia Plástica que trata a flacidez de pele ou das estruturas mais profundas da face, devolvendo os tecidos ao seu lugar original, consequentemente, trazendo de volta a jovialidade para o paciente.

O Lifting Facial pode ser realizado de diversas maneiras e cada uma dessas maneiras tem sua indicação particular:

  • MINILIFTING

Essa técnica está associada a cicatrizes menores que as clássicas, por conta do menor descolamento realizado. Entretanto, a essência cirúrgica é a mesma do Lifting Facial.

  • LIFTING CERVICOFACIAL

Essa técnica trata a face e o pescoço, conforme um Lifting Clássico. O Lifting Cervicofacial irá ajustar os tecidos da face com o objetivo de deixar a silhueta mais jovial, uma vez que tratará a flacidez e excesso de pele na face e no pescoço, bem como tratará a musculatura abaixo dessa pele.

  • LIFTING TEMPORAL

Técnica designada para o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado.

  • LIFTING FRONTAL

No Lifting Frontal são tratadas as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que “gerou” essas rugas, uma vez que nessa região elas são, na maioria das vezes, dinâmicas, isto é causadas pela movimentação muscular da região.

  • LIFTING ENDOSCÓPICO

É a cirurgia de face realizada com o auxílio de um sistema óptico que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento. Caracteriza-se também por ser uma técnica que preserva estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita sob visualização direta, o que não ocorre nas outras modalidades cirúrgicas. Os resultados são os mesmos da Ritiplastia Clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.

  • LIFTING DE PESCOÇO

O Lifting de Pescoço, também chamado de Cervicoplastia é a cirurgia que devolve graciosidade ao pescoço, removendo o excesso de pele e corrigindo muitas vezes as bandas platismais. Com esse procedimento é possível devolver o contorno do pescoço.

RINOPLASTIA

A Rinoplastia é a Cirurgia Plástica indicada para correção estética do nariz. Essa técnica pode aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea (calo do nariz).

A Rinoplastia é indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Quando é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a Turbinectomia, que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite, recebe o nome de Rinosseptoplastia, técnica que junta a Cirurgia Estética com a Funcional.

OTOPLASTIA

A Otoplastia é a Cirurgia Plástica das orelhas. Indicada para correção de orelhas proeminentes (de abano), sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas.

As correções de orelha são realizadas para minimizar deformidades, tentar corrigir assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, em orelhas mal formadas de nascença ou que sofreram deformidades após um traumatismo. Deve ser considerada como Reparadora, quando tenta corrigir um defeito e ao mesmo tempo a estética. Pensando-se na busca pela harmonia de forma, volume e posição.

A Otoplastia é uma cirurgia muito realizada em crianças. A idade mínima para realização de cirurgia na infância situa-se entre seis e sete anos de idade, pois nessa faixa etária já houve finalização do crescimento das orelhas, de modo que a cirurgia não irá interferir nesse processo.

BLEFAROPLASTIA

A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que rejuvenesce o Contorno dos Olhos, pois melhora o aspecto das pálpebras superiores e inferiores, com a eliminação das bolsas de gordura, rugas e flacidez de pele.

A Blefaroplastia está indicada para quem tem excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras, para quem tem bolsas de gordura na pálpebra inferior e para quem tem ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele).

A Blefaroplastia pode ser dividida em Superior e Inferior. A Blefaroplastia Superior é a técnica que elimina a flacidez de pele que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, muitas vezes prejudicando a visão. A Blefaroplastia Inferior é a cirurgia que elimina bolsas de gordura, como bolsa interna, média e lateral, além de rugas na pálpebra inferior. Nesse casos, a cirurgia pode ser realizada de duas formas: quando há a retirada somente de bolsas, a cirurgia pode ser realizada pela via Transconjuntival, sem cicatrizes externas e quando há retirada de excessos de pele, há cicatrizes externas bem próximas aos cílios.

BLEFAROPLASTIA A LASER

Na Blefaroplastia a Laser, é usado o Laser CO2 para substituir o bisturi.

A cirurgia é similar a Blefaroplastia Convencional, porém, com algumas vantagens como:

  • Menor sangramento – O Laser CO2 corta a pele e, ao mesmo tempo, cauteriza os vasos;
  • Redução do tempo de recuperação.

Procedimentos e Cirurgias

Procedimento 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa.

Saiba Mais

Procedimento 4

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa.

Saiba mais

Agende sua Consulta